terça-feira, 25 de outubro de 2011

GPE: Gerir ou desistir?

“Não consigo encontrar emprego” é uma afirmação que a maioria de nós ouve nos dias que correm e provavelmente alguns de nós até a repetem com alguma frequência. É verdade! Actualmente, encontrar um emprego (ou trabalho, depende das vontades) é complicado e não há curso profissional, licenciatura, mestrado ou doutoramento que nos salve. Nem a bendita ‘cunha’, vejam lá.

Mas, apesar de ser este o pensamento dominante, não implica que a nossa geração se acomode e comece a achar que as oportunidades vão chegar ao sofá ou ao café onde muitos passam horas e horas a lamentar-se e a nada fazer para mudar o rumo das suas vidas profissionais.

A procura de emprego é um trabalho a tempo inteiro sem renumeração que exige de todos a mesma responsabilidade, dedicação e empenho que a efectiva entrada no mercado de trabalho implica.

A gestão da procura de emprego (GPE) é um conceito que deve ser cada vez mais levado a sério. Esta, por sua vez, implica pesquisa, planeamento e organização do horário do indivíduo que se propõe a alcançar da melhor forma os seus objectivos. Esta metodologia não é garantia de sucesso, mas é um passo indispensável para alcançá-lo. Desesperante e complicado? Sem dúvida alguma, mas é um caminho que não se pode ignorar e que tem de ser percorrido.

E que fazer nos momentos, dias e meses em que a desmotivação parece dominar o quotidiano? Não há uma fórmula ideal, mas a aposta em concretização de projetos aos quais nunca foi dedicada muita atenção pode ser uma alternativa. O voluntariado também surge como uma forma de ajudar e quem saber ser ajudado através da aprendizagem e aquisição de novas experiências que em muito nos valorizam.  Tudo isto não é perda de tempo, mas sim uma outra forma de rentabilizá-lo.

Termino com outra frase que não escapa as conversas diárias, “os tempos não são fáceis”. Certamente não o são, mas importa à nossa geração continuar a lutar ao invés de ceder às tentações de simplesmente desistir de procurar soluções e, sempre que possível, sugerir alternativas a certos conceitos já estabelecidos e alguns até desactualizados numa área que se quer que a procura seja dinâmica e não estática.

Gerir, sempre. Desistir? Nunca!


Paula Andrade

2 comentários:

  1. Artigo muito pertinente, numa altura em que muitos jovens se encontram numa situação semelhante. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. claramente escrito por alguem de barriga cheia. do pouco que li este é um blog de betinhos que pensa que sabe alguma coisa da vida mas que nunca passou dificuldades.

    ResponderEliminar