quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fotografia (2)


Neste abençoado mundo facebooquiano, onde os limites entre real e virtual se esbatem, criam-se novas regras sociais e diplomáticas.
Um exemplo. Quando faz anos, recebe diversas mensagem dos seus "amigos": escalonize os graus de amizades consoante a sua resposta. Se forem só amizades virtuais, dê um like. Se for um conhecido responda com um like e um "muito obrigado". Se for um verdadeiro amigo, personalize a resposta com alguma 'private joke'. 

Entretanto tenho reparado que até há novas regras para a vivência democrática, no que diz respeito ao mais elementar direito democrático: o voto secreto. Tornou-se "likeable" postar uma fotografia do boletim de voto preenchido em sigilo, geralmente com uma legenda "Votei bem" , "Voto por Portugal", "Acredito" ou algo parecido de jargão político-partidário.

O voto é secreto e por alguma razão é feito na privacidade atrás dos biombos cinzentos que acompanham as mesas de voto. Abdicar desse direito fundamental em democracia é escravizar o voto e prestar vassalagem às cúpulas dos partidos, seja lá quais forem.

As redes sociais conseguem escapar à imposição do dia de reflexão, mas nunca deveriam circundar os direitos fundamentais do sigilo de voto dos cidadãos. Há certas coisas que, por serem tão belas e frágeis, nunca deveriam ser fotografadas. A Democracia é uma delas.

RB

Sem comentários:

Enviar um comentário