sábado, 17 de setembro de 2011

Debaixo do sol autonómico

Com este primeiro contributo neste novo espaço da blogosfera quero, antes de mais, louvar a iniciativa dos seus criadores que procuraram desta forma contribuir para o saudável alargamento do debate político, com especial incidência sobre a realidade socio-política regional madeirense e com um cunho especial da juventude.

Interessante é também a escolha do nome do blogue: Geração da Autonomia. Já é quase banal afirmar que nascemos na era da Autonomia Politico-Administrativa, pois é incontestável que a nossa geração cresceu (em todas as suas vertentes de desenvolvimento) sob o sol autonómico. Mas hoje a própria autonomia da juventude está penhorada. Penhorada aos recibos verdes, às decisões políticas tomadas no eixo Paris-Berlim, aos ratings das agências de notação financeira, e às demagógicas expectativas que nos foram colocadas no berço.

Autonomia não se herda. Conquista-se. Contudo, não se deve limitar este pensamento à tradicional dialéctica política centro-periferia. Deve-se, antes, estendê-lo a todos os níveis da vida dos jovens: autonomia de pensamento, autonomia moral e autonomia de acção.

A geração anterior à nossa foi capaz de questionar a hierarquia social e contrapô-la com um novo sistema autónomo que valoriza a integridade da realidade regional enquanto actor de valor próprio na política nacional. Se eles foram capaz disso, o que nos impede de pensar fora-da-caixa?

Que este blogue contribua positivamente para esse debate necessário e urgente.

RB

3 comentários:

  1. Afinal, é só mais um blogue de militantes do ppd.
    Enfim, valem todas as opiniões, mas atendendo a que a história recente da região e às notícias sobre a governação desse partido, diria que partem em desvantagem.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo que seja verdade serem do ppd, espero que consigam pensar pela própria cabeça e tenham a coragem de tomar posições de acordo com os interesses da região e acima de tudo do país. Mas isso sou eu que sou um idealista...

    ResponderEliminar
  3. Sr Silvestre,
    Idealista não é palavrão! Colocando de lado eventuais diferenças ideológicas, o interesse da nossa região, país e continente estará sempre em primeiro plano.

    Sr Santos, o meu comentário para si deixei noutro post, mas reitero aqui: seria positivo para o debate neste forum se o Sr Santos não fosse tão discriminatório ao ponto de assinar um atestado de menoridade intelectual aos militantes do PSD. A democracia agradece! :)

    ResponderEliminar