quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

« Estás preparado? »


À pergunta, possivelmente responderão … preparado para quê ? Passo a explicar…..

Já teve o cognome de “geração à rasca”, mais recentemente de “geração dos 500€” ou “geração precária”, acho de futuro a continuar este triste negro cenário para a juventude, seremos chamados da “geração dos indignados”.Digo isto face ao crescente movimento de contestação no seio das camadas jovens que tem ocorrido pela Europa, como foi o caso de Madrid, Atenas, entre outros.

Estará esta, a nossa juventude, que começa a dar os primeiros passos na sua vida activa e contributiva, (para não falar naqueles que frequentam o Ensino Superior) preparada para assumir as futuras rédeas de um plano de pagamento de dívida nacional/regional, traduzida num pacote fiscal de ano para ano mais agressivo
Daí a pergunta estamos preparados?

Como podemos estar preparados? Somos a juventude mais qualificada, a juventude da calculadora, dos portáteis, do “Magalhães”, mas sem emprego………

Como podemos estar preparados? Somos a juventude que saí mais tarde da casa dos seus pais, por volta dos 35 anos ………

Como podemos estar preparados ? Cada vez há mais alunos a abandonar o ensino universitário, por questões financeiras, e que tem levado ao encerramento compulsivo de cursos universitários………

No entanto e apesar deste cenário negro com que a juventude portuguesa é confrontada, “o mapa astrológico” do nosso futuro, é incerto quanto à sua vida profissional mas certo quanto a um aspecto, carga fiscal elevada durante os próximos anos, décadas…..Quanto a esta certeza já Churchill dizia, que nesta vida só temos duas certezas “pagar impostos e morrer”.

Por isso e após esta pequena reflexão, e contrariamente ao que alguém hoje (1-2-12) dizia, acho que esta geração não está preparada para pagar as dívidas de uma Região, de uma Nação. Pois é notório que actualmente a geração activa, apresenta dia para dia dificuldades financeiras em assumir as suas responsabilidades, o que fará esta geração que anseia por poder trabalhar !

Sem comentários:

Enviar um comentário