domingo, 1 de julho de 2012

36 anos de Autonomia!

Hoje um pouco por toda a Ilha, é celebrado o dia Região Autonónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, enfatizando as conquistas de um arquipélado visto como o parente menor de um País que até à consagração da sua Autonomia, e por consequência do seu Estatuto Político Administrativo, a designava como as "Ilhas Adjacentes".

Muitas foram as mudanças, avanços, conquistas ao longo destes 36 anos, que segundos os nossos pais e avôs, transformaram uma Região, uma Ilha e um Povo,  de "Adjacente" para Autónoma, numa clara e inequivcoa mudança da qualidade de vida.

Volvidos 36 anos de Automonia, encarrega-se a história, de discorrer sobre os facto e os acontecimentos que nos levam até hoje, ao dia 01 de Julho de 2012, certamente valiosos e inequivocos de que muito mudou e muito foi feito.
Mas, as efemérides não podem, (nem devem), ser lembradas e assinaladas somente sobre os factos passados e por sua vez consolidados. O futuro deve também ser lembrado, questionado e problematizado.
Até onde, nos leverá esta "Autonomia" ?
Quais foram os últimos avanços desta "Autonomia"  ?

Ainda para mais, num ano, numa época, em que estas comemorações, são "ensombradas" pela crise económinca, de contágio não são só a um País, mas de (quase) toda uma União Europeia, e de uma "invulgar" agitação política.

Passados36 anos, será que iremos voltar no plano político ao início ? Ao período político conturbado vivido entre 1975 - 1978 ?
Como diz o povo Madeirense, «quem fala no barco, é porque quer embarcar».

Por esse mundo além,
Madeira, o teu nome continua!
">

Sem comentários:

Enviar um comentário